Scroll to top

Campinas entra para Cities4Forests de preservação

Campinas passou a integrar a organização internacional Cities4Forests ao lado de outros 44 municípios de seis continentes que tem como foco a sustentabilidade nas cidades. Integrando o grupo a cidade assume o compromisso de conservar e restaurar suas florestas, e de também conscientizar seus moradores sobre os inúmeros benefícios das árvores.  

Campinas foi convidada pela organização devido ao porte e importância que a cidade representa na região e, também, pelos trabalhos desenvolvidos para promover a sustentabilidade como, por exemplo, o Plano Municipal do Verde (2016), com os programas de proteção e recuperação de áreas verdes.

O plano prevê, entre outras iniciativas, o plantio de mais de 2,65 milhões de árvores até o ano de 2026. Desse montante, mais de um milhão já foram plantados, desde 2013, em projetos de recuperação de áreas degradadas, recomposição de mata ciliar e na composição da paisagem urbana.  

Além da troca de experiências, as cidades poderão ser beneficiadas gratuitamente com assistência técnica, consultoria sobre onde procurar financiamento para proteger bacias hidrográficas ou restaurar áreas degradadas, além de apoio para escrever diretrizes sustentáveis. Passam também a contar com a capacidade de solicitar financiamentos para projetos de preservação e recuperação ambiental.  

Em contrapartida, as cidades se comprometem a reduzir o desmatamento, restaurar florestas e ajudar a gerenciar florestas dentro e fora dos limites da cidade, entre outros.

Read more | Source: acidadeon.com

South America

Campinas entra para Cities4Forests de preservação